A Reflexão deveria ser um comportamento mental, natural e involuntário.
Me parece tão automático! Momentos me fazem refletir, momentos com pessoas que amo, momentos ditos pequenos (que em geral são grandes e as pessoas não percebem), momentos com quem não amo, momentos com estranhos, reflito a todo momento.
Histórias me fazem refletir, a história de uma manicure, que tem problemas de saúde na família, mas está sempre com sorriso no rosto, história de um taxista, de um padeiro. Histórias de gente!
Observar me faz refletir. Observar como o mundo é tão grande, as chuvas, tempestades, secas, os doentes terminais, o mal de Parkinson, de Alzheimer, o Câncer, tornando os problemas tão menores.
Observar o comportamento humano e todas as suas nuances, o ódio, a raiva, as ansiedades, tensões, atitudes impulsivas, o carinho, a compaixão.
Me observar, observar meus pensamentos, minhas reações, minhas ações, o que devo controlar, vigiar, explorar.
Escutar me faz refletir. Escutar a mim mesma, meus pensamentos, escutar o silêncio, escutar a alma, escutar o outro, as notícias, escutar os pássaros, o barulho do vento, uma música, a água cair. Escutar e entender, interpretar as mensagens do que se ouve.
Pena que o mundo anda tão corrido, as pessoas cansadas, agitadas, nervosas, estressadas, que não dão importância ao autoconhecimento e as reflexões, para uma melhor convivência com sigo mesmo, com o próximo e com o mundo, de uma maneira saudável, respeitosa, justa, ética.
Tendo sempre como base o Amor.
[Christiana Chagas]
Nenhum comentário:
Postar um comentário